A criação de uma Marca vai muito além de um “desenhinho” que se coloca no letreiro de um estabelecimento comercial, a falta de conhecimento leva muitas pessoas a escolherem a sua Marca de forma equivocada. Seguem 5 dicas para lhe auxiliar:
1 – O que é – é fundamental saber o que é uma Marca para poder, a partir dai, criar ou escolher aquela que esteja mais adequada ao seu objetivo.
Marca é um sinal visualmente perceptível, noutro falar, é um desenho, uma expressão, um símbolo, letras e números, desenho e expressão, que são perceptíveis pelos olhos e são utilizadas para nomear produtos e serviços.
É evidente, portanto, a importância da marca para a criação e fidelização da clientela, dado que o signo ou símbolo que caracteriza a marca será vinculado à qualidade daquilo que é fornecido ao consumidor.
Destaca que o frasco de um produto pode ser registrado como Marca, como exemplo tem se a garrafa da Coca Cola.
2 – Para que serve – ela serve para distinguir, identificar e tornar único, é a sua Marca que te distingue, te difere dos demais concorrentes, é pela sua Marca que seus clientes te identificam, te encontram e divulgam seu produto e seu serviço. Para o empresário se sobressair em meio a concorrência é importante fortalecer a sua Marca.
3 – Não confundir com o produto ou serviço – o objetivo da Marca é te diferenciar, te identificar e auxiliar seus clientes a te encontrar, a expressão escolhida não deve ter nenhuma relação com o produto ou serviço que ela visa assinalar, a ponto de gerar confusão, com o respectivo produto ou serviço, ao contrário, uma marca forte nasce descolada deles.
Exemplo, produto sorvete, marca “Ice Cream”; serviço supermercado, marca “Meu Supermercado”.
Esses exemplos apresentam Marcas que não tem nenhuma força identificadora, porque não se distingue do produto ou serviço, já KIBOM para sorvete e PÃO DE AÇÚCAR para supermercado estão em outro patamar, pois, essas expressões atingiram o objetivo de identificar sem ter a direta relação com o produto/serviço, ou seja,são altamente identificativas.
4 – Legível – um equivoco comum, principalmente em Marcas Nominativas, é o excesso de detalhamento da letra, querer criar uma letra tão trabalhada que a leitura da expressão fica muito difícil. É importante notar que realizações desse tipo contrariam a própria finalidade da Marca que é identificar.
5 – Falta de pesquisa para verificar a disponibilidade – No Brasil existe uma Autarquia Federal – INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) responsável pelo registro das Marcas. Assim, aqueles que conseguem o registro possuem exclusividade de uso, pelo seu titular, em todo território nacional, dentro do seu ramo de atividade. Portanto, se você criar uma Marca igual ou semelhante a uma já registrada, muito provavelmente irá perder o direito de usá-la, porque alguém, já é detentor do uso exclusivo.
Para evitar qualquer transtorno ao uso da Marca, que em muitos casos geram prejuízos, é recomendável que, antes de definir e de divulgar sua Marca, seja feita uma pesquisa prévia, no banco de dados do INPI, para se assegurar que se trata de uma Marca sem registro, logo, livre para o uso.
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